O Clima Organizacional de uma empresa não pode ser tocado e nem visto, mas é facilmente percebido pela forma, positiva ou negativa, como os funcionários enxergam e avaliam as políticas e procedimentos adotados pela empresa.
A partir da pesquisa do clima organizacional, é possível medir o grau de satisfação dos colaboradores e tomar as medidas necessárias para manter ou reverter o quadro.
É de extrema importância avaliar com frequência o clima organizacional da empresa, pois ele é um dos fatores responsáveis pelo engajamento, motivação e produtividade dos funcionários. Geralmente este comportamento é medido por meio de pesquisas pontuais. Líderes e gestores também ajudam a definir seu status, uma vez que passam a maior parte do tempo ao lado das equipes.
Tanto os líderes quanto os profissionais do RH devem estar atentos a essas condições de saúde que podem estar ligadas direta ou indiretamente ao ambiente de trabalho. Doenças relacionadas ao estresse podem chegar silenciosamente, mas causam grandes prejuízos, e a melhor forma de preveni-las é manter um bom clima organizacional. Continue lendo e saiba mais!
Leia também: Como a saúde emocional dos colaboradores pode afetar a produtividade?
Clima organizacional: o que é?
O Clima organizacional compreende a percepção coletiva sobre aspectos percebidos no ambiente de trabalho, como o relacionamento interpessoal, modelo de gestão de pessoas, identificação com a cultura, eficácia da comunicação interna, entre outros. O clima de uma empresa exerce influência direta na satisfação, engajamento e na performance de seus colaboradores.
O clima organizacional é um dos pontos mais importantes dentro de uma empresa, já que ele é a garantia de que todos os colaboradores estarão em um ambiente saudável e amigável. O clima organizacional entre os colaboradores precisa ser o melhor possível, o que aumenta o nível de satisfação deles, produtividade e bem-estar com a instituição.
Clima organizacional: qual a importância?
O principal objetivo do clima organizacional para qualquer empresa é maximizar cada vez mais suas relações com os colaboradores. É fundamental oferecer condições de trabalho adequadas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e estabelecendo um ótimo ambiente de trabalho.
A pesquisa de clima organizacional tem uma riqueza muito grande. Tanto para o conhecimento da motivação dos colaboradores, quanto para saber o que pode e tem que ser revisto.
Colaboradores que sentem um clima ruim na empresa não se sentem motivados para trabalhar e, consequentemente, continuam em uma busca incessante por novas oportunidades e não entram de cabeça no trabalho.
Uma empresa é criada e formada por pessoas, portanto é importante saber que cada instituição possui um clima organizacional específico e diferente, mesmo empresas da mesma área e do mesmo porte podem ter climas e atmosferas completamentes diferentes.
Clima organizacional: por que avaliar?
A pesquisa de clima permite criar um clima organizacional saudável e, principalmente, ajuda a mantê-lo. A equipe de Recursos Humanos é responsável por realizar esse tipo de pesquisa e por meio dessa ferramenta são identificados os padrões comportamentais dos membros da empresa, bem como possíveis interferências na convivência.
A partir da avaliação dessas finalidades, vemos que o clima organizacional afeta diferentes aspectos do trabalho como um todo e entendemos a importância de realizar a pesquisa de clima periodicamente.
Como a organização é composta por pessoas com interesses divergentes, modos de vida particulares e posturas pessoais e profissionais diferentes, é improvável que todos eles tenham as mesmas interpretações e opiniões sobre o conceito de clima organizacional. Por isso, trabalhar sua aplicação é essencial para:
- Melhorar a produtividade dos colaboradores;
- Diminuir o turnover;
- Engajar os colaboradores;
- Oferecer um propósito profissional.
O que é pesquisa de Clima Organizacional?
A pesquisa de clima organizacional trata-se de uma ferramenta valiosa para a gestão de clima organizacional, pois permite:
- Fazer uma análise interna e externa da organização;
- Medir o estado de satisfação dos colaboradores;
- Analisar em quais condições o rendimento influenciará a produtividade final.
Tendo conhecimento de tais características, a pesquisa é capaz de traçar ações que visem o máximo contentamento da força de trabalho da empresa, oferecendo condições de melhoria contínua
Como melhorar o Clima Organizacional?
A Pulse RH é especialista em Clima Organizacional, e possuímos diversas dinâmicas que podem melhorar o seu ambiente profissional. Nosso Programa de Clima Organizacional conta com:
- Dinâmicas específicas entre equipes distintas para que todos interajam mais e se conectem como colegas de trabalho;
- Palestras abordando a importância da conexão entre os colaboradores, com dicas para manter o bom clima organizacional e ter um relacionamento melhor entre equipes e gestores;
- Workshops para que todos se conheçam melhor e apliquem os conceitos observados nas dinâmicas na prática;
- Definição da cultura desejada da empresa;
- Alinhamento de estratégias de intervenção.
Nós desenhamos culturas alinhadas a novos mindsets e visões de futuro, mantendo o foco na produtividade da empresa, conectada com o desenvolvimento humano e aumentando os resultados de maneira sustentável, gerando impactos positivos.
Nosso Squad de Cultura e Clima fica encarregado deste programa, contando com profissionais extremamente competentes e especialistas no assunto. Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!
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Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Ficamos muito felizes com o seu comentário, Marina. Gratidão!